segunda-feira, 31 de maio de 2010

Porque da Mudança


Sobre “A Beira do Abismo do Tempo - A Ideia Original, a mudança e por que.

Quando alterei pela primeira vez este livro, mudando o foco de um livro puramente didático para algo mais próximo de um romance tradicional, muita coisa aconteceu. Uma das ideias originais era somente fazer um livro de ficção, mas de certa forma instrutivo. Algo que contasse as aventuras de um professor de ciências e sua aluna no mundo das Teorias Cientificas e de fenômenos digamos, ainda nada convencionais (para-normais). O envolvimento dos dois seria apenas como de bons amigos.

Entretanto, segundo algumas pessoas, esta obra seria quase um livro didático, exatamente como eu estava pensando fazer, mas que, segundo elas, infelizmente não atrairia o grande público. Esta temática também sugeriria que fosse um livro mais para o público infanto-juvenil, o que não era exatamente a área que eu pretendia atingir. O que fazer?

Ao começar a escrevê-lo, entrei em contato com algumas pessoas próximas que de alguma forma estivessem ligadas aos assuntos tratados  para poder criar as personagens e, desta forma, dar mais vida a elas. Eu como escritor, particularmente gosto de encontrar pessoas que se encaixam nos “papéis” dos personagens, tanto fisicamente como psicologicamente. Isso torna mais fácil para mim “falar por eles”, “pensar por eles”, "sentir por eles".

Parecendo obra do destino (ou de algum Deus, para muitos), Justamente uma destas era uma pessoa muito ligada às ciências e havia se apaixonado mesmo por uma jovem garota, isso lá nos idos anos 1990. Apesar de isso ser algo comum de acontecer, levantava varias discussões. De cara, notei que a relação que eles tinham vivido se encaixava perfeitamente no que eu gostaria de escrever, além é claro de ser algo muito intenso e verdadeiro. Havia muita emoção na historia, muita vida, muita realidade, muita alegria e também um pouco de tristeza que seria impossível eu criar sem uma verdadeira inspiração.

Além dos relatos de Samuel, haviam centenas de cartas, envelopes, registros de remessas de correio, fitas de áudio, vídeo e vários objetos que não deixavam duvidas sobre o que tinha ocorrido. Não é uma invenção minha muito menos dele!


Assim, decidi reescrever a historia de amor (ou o que parecia ser amor), entre Samuel e Adriane e envolvê-los nos mais variadas assuntos no mundo das ciências tradicionais e também em outras menos acadêmicas. Desta forma, o romance que antes seria algo superficial e que ficaria em segundo plano, invadiu e tomou conta do conteúdo original, que era focado apenas em Teorias Científicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário